Li, reli várias matérias a respeito, achei um grande problema: A maioria dos textos que encontrei eram técnicos de mais, não encontrava alguma coisa que falasse a minha língua. Queria algo mais concreto.
Foi aí que encontrei um blog muito interessante, o GASTROSQUISE/ONFALOCELE, que por sinal me ajudou bastante.
Bom, mas o que quero dizer é que falta alguma divulgação sobre estes assuntos. Quando descobrimos o que iremos ter que enfrentar pela frente, precisamos de um apoio maior, de informações que acrescentem, que nos "iluminem", então resolvi fazer este post para falar de maneira bem simples e clara sobre esse assunto tão complexo.
Lá vai...
A gastrosquise é uma má formação na barriguinha dos bebês, que acaba fazendo que o intestino ou parte dele se forme para fora, ficando toda a gravidez em contato com o líquido amniótico. Isso faz com que as alças intestinais inchem e acaba dificultando na colocação para dentro da barriguinha.
Em alguns casos é preciso fazer cirurgia, colocação de uma espécie de tela, sendo que esta faz o papel do músculo que acabou não se formando pq. o intestino estava "atrapalhando" na hora do desenvolvimento dessa parte do corpo.
Pelo que percebi essa má formação é muito mais normal que pensava. Conheço várias pessoas que passam ou passaram pela mesma situação e TODAS foram bem sucedidas.
Bom minha gente, é isso aí, como já falei em algum post anterior temos que nos concentrar em "enfrentar" uma UTI, acho que é a parte mais complicada. Mas, como para tudo existe um lado bom: SEMPRE veremos que o nosso caso não é o pior, é só olhar para o lado...
É claro que este é um assunto muito mais complexo, por isso pergunte TUDO para o seu médico, ele tem o dever de lhe explicar.
Deixo claro que não sou pediatra, estou longe disso(kkkkk), este post é apenas a visão de quem passou por essa situação.
Rosi, fico tão feliz de ter uma aliada nesta luta pela divulgação da gastrosquise. Sei bem o que é procurar no google informações, além de serem técnicas, são antigas e acabam assustando mais ainda. Já escrevi pra Zero Hora para o caderno "Meu filho" pedindo um esclarecimento maior sobre o assunto, mas até agora nada :( Beijãoo
ResponderExcluirComplicado né. Já mandei e-mail até para programas de tv mas também não tive retorno. :(
ResponderExcluirMas é isso aí, o importante é não desanimar! :)